- Gasolina portuguesa é a quinta mais cara da UE – com e sem impostos
Portugal continua a ter uma das gasolinas mais caras da União Europeia. O gasóleo é o sexto mais alto, mas muito por causa dos impostos.
- Portugal gasta milhares em presidência europeia “fantasma”
O jornal Politico escreve que a presidência portuguesa da UE gastou centenas de milhares de euros em equipamentos, vinhos e roupas para eventos que nunca aconteceram.
- Tribunal de Contas avisa que governo está a abrir a porta à corrupção
Governo quer saltar etapas nos concursos de obras públicas para acelerar a execução dos fundos europeus prestes a chegar. Tribunal de Contas deixa aviso claro: mudar a lei significa mais “conluio e corrupção”.
- Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões em 10 anos
Polícia Judiciária abriu 443 inquéritos-crime relativos a fraudes na obtenção de subsídios de fundos europeus mas apenas 13 pessoas foram detidas.
- China censurou carta de embaixadores europeus – e a UE aceitou
O jornal do regime chinês em língua inglesa censurou um artigo de opinião assinado por 27 embaixadores da União Europeia, cortando uma referência ao início da pandemia na China.
- Parlamento Europeu censura bandeiras nacionais e discurso de Farage
Durante o discurso final de Nigel Farage, a vice-presidente do Parlamento Europeu desligou o microfone do eurodeputado e ordenou que as bandeiras britânicas fossem retiradas.
- Portugal tem a quinta maior taxa de assaltos da UE
Portugal registou, em 2017, a quinta maior taxa de assaltos registados pelas forças policiais da União Europeia, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
- Vacinas contra a covid associadas a problemas cardíacos
Tanto a Agência Europeia de Medicamentos como o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos denunciaram que as vacinas da Pfizer e da Moderna poderão estar associadas a inflamações no coração.
- Portugal é o segundo país da zona euro com maior aumento de falências
As falências de empresas em Portugal aumentaram 40% no terceiro trimestre de 2020, segundo o Eurostat.
- Os eurodeputados portugueses “aliados de confiança” de George Soros
Ana Gomes e Marisa Matias fazem parte da lista de eurodeputados do PS, BE e PCP considerados “aliados de confiança” pela Open Society de George Soros.
- Lóbi farmacêutico impediu investigação a coronavírus
ONGs acusam as grandes farmacêuticas envolvidas em parcerias público-privadas com a União Europeia de terem impedido investigação sobre coronavírus proposta por Bruxelas em 2018.
- “Nenhum país da UE respondeu a pedido de ajuda italiano”
Maurizio Massari, embaixador italiano na União Europeia, escreveu que o país pediu material médico através da Protecção Civil europeia, mas nenhum Estado-membro respondeu.
- Como os preços duplicaram do escudo para o euro
Os portugueses sofreram e muito na pele com a adesão à moeda única – o preço de vários bens e serviços aumentaram para o dobro e o triplo.
- Portugal é o terceiro país da UE com mais riqueza desviada para paraísos fiscais
Estudo da Comissão Europeia revela que €50 mil milhões foram desviados de Portugal para offshores entre 2001 e 2016 – cerca de um quarto do PIB.
- Suécia passou de país seguro para o segundo mais perigoso da Europa
Em menos de uma década, a Suécia tornou-se no segundo país da Europa com a maior taxa de mortes por armas de fogo. Autoridades culpam violência em bairros problemáticos.
- Governo deu informações falsas à UE sobre nome escolhido para procurador
Governo deu informações falsas ao Conselho da União Europeia para justificar a escolha do procurador José Guerra em vez de Ana Carla Almeida, que tinha ficado em primeiro lugar em concurso internacional.
- Lóbi das farmacêuticas quer protecção da UE caso vacinas da covid-19 corram mal
Produtoras europeias de vacinas fazem pressão em Bruxelas para estarem protegidas de processos em caso de problemas – desenvolvimento foi apressado e envolve riscos “inevitáveis”.
- Queimar a bandeira da UE é agora crime na Alemanha
Queimar bandeiras da União Europeia ou bandeiras nacionais durante protestos públicos na Alemanha é agora um “crime de ódio” e pode dar pena de prisão.
- Europa offshore? Não, obrigado!
Paulo de Morais: “Estão hoje bem encapotados, em reputados bancos luxemburgueses, subornos pagos em encomendas do estado ou até as fortunas de ex-donos do BPN ou BES.”
- Portugal volta a ser o país da UE com maior área ardida
Portugal é o país da UE que registou maior área ardida em 2017 e 2018, de acordo com a Comissão Europeia. Em Março de 2019, o número de incêndios era já superior à média de um ano inteiro na última década.
- Portugal será o país mais envelhecido da UE em 2050
Relatório do Eurostat mostra que quase metade da população portuguesa deverá ter mais de 55 anos em 2050, devido à quebra histórica das taxas de fertilidade e à emigração.