- Como se fabricam notícias falsas contra os não vacinados
Jornalistas britânicos tratam os não vacinados por “anti-vacinas” e culpam-nos por mortes covid ocorridas antes de existir qualquer vacina contra a covid.
- “Os médicos que dizem a verdade são perseguidos”
“A imprensa chama-me ‘terrorista’. O meu crime? Defendi o tratamento precoce da covid-19” – revelou o Dr. Robert Malone, virologista e um dos inventores da tecnologia mRNA utilizada nas vacinas.
- A censura já existia em Portugal, mas agora volta a ser lei
Conceição Lino explica como uma nova lei dá a políticos o poder de decidir o que é ou não verdade, e o que os jornalistas podem ou não publicar.
- Acabou oficialmente a liberdade de expressão e de imprensa em Portugal
Associação Portuguesa de Imprensa alerta que a Carta de Direitos Humanos na Era Digital levará a práticas que “poderão assumir contornos censórios”.
- Washington Post não irá verificar afirmações de Biden
Glenn Kessler, responsável pelo fact-check do Washington Post, afirmou que o jornal não fará verificação factual das afirmações de Joe Biden.
- Como a China censura informação sobre o coronavírus na internet
Publicações nas redes sociais eliminadas, notícias apagadas, pessoas investigadas por divulgarem supostas “notícias falsas” que são verdadeiras.
- Director do Polígrafo apanhado na Máfia do Sangue
Acusação do Ministério Público no processo Máfia do Sangue revela que o director do jornal Polígrafo acumulou a função de jornalista com actividades incompatíveis em empresa que prestou serviços ao principal arguido.
- TV americana emite vídeo falso de ataque turco na Síria
A estação de televisão ABC emitiu um vídeo filmado nos Estados Unidos em 2017 afirmando ser o massacre de civis curdos na Síria, enquanto criticava Donald Trump por retirar tropas do país.
- “Um ‘vírus’ chamado CNN”
José António Saraiva: “A CNN tornou-se a nível mundial uma espécie de porta-voz do pensamento politicamente correcto. Insere-se numa lógica global, inimiga da diversidade”, com “informação convenientemente orientada”.
- Editor de jornal alemão pede desculpa às crianças pela “propaganda” dos media
O editor-chefe do jornal alemão Bild emitiu um pedido de desculpas pela cobertura dos media durante a pandemia e por persuadir as crianças de que iriam “matar os seus avós”.
- Facebook deixa de censurar publicações sobre a origem do vírus
“Logo no início da pandemia, o Facebook lançou uma campanha de desinformação relacionada com a covid-19, que tem sofrido alterações contínuas”.
- Metade dos jovens portugueses não distingue entre opiniões e factos
O número de jovens com acesso à internet aumentou, mas a maioria não consegue distinguir uma opinião de um facto nem separar “a verdade da mentira”.
- As ligações perigosas do Polígrafo e do Observador a George Soros
A Open Society Foundations de George Soros é uma das principais financiadoras da Poynter, a rede internacional de fact-checkers que certifica o Polígrafo e o Observador.
- Apresentadoras da TV estatal iraniana demitem-se
“Perdoem-me pelos 13 anos em que vos contei mentiras” – escreveu uma das três pivots que se demitiram por terem de ocultar que o Irão abateu um avião ucraniano com um míssil.
- Prof. ‘Rato Mickey’ é um dos 11 mil cientistas que alertam para emergência climática
O alerta de “emergência climática” subscrito por mais de 11 mil ‘cientistas’ de 153 países foi assinado por milhares de estudantes e inclui vários nomes falsos – como o de um ‘Professor Micky Mouse’.
- Britânicos que partilhem informação “falsa” sobre vacinas arriscam dois anos de prisão
Nova legislação britânica criminaliza informação “falsa” na internet, mesmo apesar das notícias sobre a pandemia e as vacinas classificadas como “falsas” que mais tarde se verificaram ser reais.
- PS quer “controlar o discurso político online”
PS, BE e PAN chumbam propostas para eliminar o artigo 6 da Carta de Direitos Humanos na Era Digital – “que abre a porta à censura e à autocensura”.
- “A maioria da imprensa em Portugal apoia a nova lei da censura”
“A censura já existia na internet e nas redes sociais. Utilizando sistemas de fact-checks como o Polígrafo e o Observador, o Estado colocou a censura nas mãos dos privados. Agora será regulada pelo Estado.”
- O ‘jornalismo’ do álcool gel
“Para os ‘jornalistas’ os factos são irrelevantes. Só contam os factos ‘autorizados’. O importante é fazer cumprir o que as autoridades mandam.”
- Notícias Viriato responde ao Diário de Notícias
“Quem conferiu legitimidade e autoridade ao ISCTE para fazer ‘vigilância’ de publicações na internet e atrever-se arrogantemente a classificá-las de ‘propaganda’? É a nova PIDE?”
- CNN paga indemnização milionária por notícia falsa
O jovem activista Nicholas Sandmann vai receber uma indemnização da estação de televisão CNN, por esta o ter falsamente acusado de racismo em Janeiro de 2019.
- “É uma vergonha Portugal ter preso Rui Pinto”, diz advogado da WikiLeaks
Advogado de Julian Assange afirmou na Web Summit que Rui Pinto está preso “apenas por revelar informações” e corrupção no futebol, e critica os jornalistas por estarem “prisioneiros dos poderes instalados”.