- Filho de Costa ganhou junta por 25 votos – e juíza nega recontagem
Pedro Costa, filho de António Costa, ganhou a junta de freguesia de Campo de Ourique por uma margem de 25 votos nas autárquicas – mas juíza rejeitou pedido de recontagem dos votos.
- Maioria dos portugueses rejeita actual sistema eleitoral
Estudo da Eurosondagem revela que 60% dos portugueses gostariam de mudar o sistema eleitoral para poderem eleger o seu deputado à Assembleia da República.
- Governo não deu verbas para fiscalizar políticos e partidos
Em 2019 prescreveram milhões de euros em coimas por irregularidades nas contas dos partidos e processos de milhares contra mandatários financeiros de campanhas eleitorais.
- Legislativas rendem 64 milhões aos partidos
€56 milhões serão destinados a subvenções para financiamento da actividade partidária e apoio aos deputados eleitos.
- António Costa atira-se a antigo autarca do CDS
O primeiro-ministro teve de ser agarrado pelos seus próprios seguranças, após gritar com um ex-autarca do CDS que o questionou sobre os incêndios de Pedrógão Grande durante a campanha em Lisboa.
- “A pátria está doente”
José António Saraiva: “André Ventura conseguiu 12% dos votos nas presidenciais sem estrutura e com os media todos contra. Muitos portugueses estavam sequiosos por um político sem medo de falar”.
- Gato morto recebe formulário para votar nas presidenciais dos EUA
Família em Atlanta recebeu um formulário electrónico de registo para votação – em nome do gato morto há 12 anos atrás.
- Joacine: “Fui eleita sozinha, a direcção do Livre nunca me apoiou”
Joacine Katar-Moreira revelou que, na noite das eleições legislativas, a direcção do Livre festejou a atribuição da subvenção partidária, sem esperar para saber se conseguiam eleger algum deputado.
- Houve 680 mil votos que não elegeram nenhum deputado
Chega, Livre e Iniciativa Liberal são as forças partidárias com percentagem mais elevada de votos não convertidos em deputados. Sistema eleitoral português beneficia os maiores partidos.
- A abstenção forçada dos emigrantes
“Foi retirado o direito ao voto em Portugal a 1,5 milhões de emigrantes, um direito fundamental numa democracia e Estado de Direito”.
- Marcelo pede a Ventura para não se candidatar à presidência
Marcelo Rebelo de Sousa pediu a André Ventura para desistir da ideia de avançar com uma candidatura às presidenciais de 2021.
- Abstenção superou os 51% e bate recordes sucessivos
A taxa de abstenção em legislativas alcançou os dois dígitos em 1976 e não pára de subir, tendo batido recordes sucessivos nas últimas quatro legislativas.
- Fraude: eleitores perdem direito a voto por já terem votado em seu nome
Comissão Nacional de Eleições admite que em todas as eleições há cidadãos que ficam impedidos de votar por alguém já ter votado em seu nome.