- Activistas Black Lives Matter celebram assassinato de jovem mãe
Jessica Doty Whitaker foi morta a tiro por activistas BLM após dizer “Todas as vidas importam” durante as celebrações de 4 de Julho no estado norte-americano do Indiana.
- “Foram os europeus, e não os africanos ou asiáticos, que aboliram a escravatura”
O historiador João Pedro Marques afirma que “o activismo político só se interessa pela escravatura desenvolvida pelos ocidentais para os diabolizar. Não convém reconhecer que houve outras formas tão ou mais violentas de escravatura”.
- Manifestantes “contra o racismo” apelam ao assassinato de polícias
Manifestantes portugueses do movimento Black Lives Matter empunharam cartazes de ódio dizendo “polícia bom é polícia morto”. Sindicatos dos polícias apresentaram queixa.
- Negros alvo de racismo na China
Há relatos de cidadãos africanos detidos, despejados das suas residências, submetidos a testes de despistagem da covid-19 e obrigados a cumprir quarentena de forma arbitrária.
- “Descobri que sou um perigo social”
“Ser anti-feminista, branca, heterossexual, anti-marxista, pró-vida e do povo transforma-me num alvo a ‘abater’. Acontece que não sou feminista porque defendo a liberdade e igualdade para todos”.
- Hospital britânico negará tratamento a pacientes “racistas” ou “sexistas”
Um hospital que pertence ao sistema nacional de saúde britânico anunciou que irá recusar tratamento a pacientes que exibam “linguagem ou insinuações racistas ou sexistas”.
- George Soros investe 220 milhões em movimentos de justiça racial
Através da sua fundação Open Society, George Soros anunciou apoios de $150 milhões para movimentos pela justiça racial e $70 milhões para “reinventar” a polícia.
- “Foram os árabes muçulmanos que começaram o tráfico de escravos em grande escala”
O antropólogo e economista franco-senegalês Tidiane N'Diaye considera que o tráfico de escravos árabo-muçulmano durante quase mil anos ainda não foi reconhecido em toda a dimensão.
- Activistas Black Lives Matter vandalizam estátua de Lincoln
Activistas Black Lives Matter vandalizaram em Londres a estátua de Abraham Lincoln, o antigo presidente dos Estados Unidos que aboliu a escravatura.
- Receios de ‘racismo’ obstruíram combate ao vírus em Itália
Virologista italiano revelou ter existido “uma proposta para isolar pessoas que chegavam do epicentro na China” no início da pandemia, mas “foi vista como racista”.
- Motorista que denunciou Cláudia Simões foi violentamente espancado
Motorista de Massamá ficou com o nariz e o maxilar partidos em retaliação por ter denunciado uma passageira sem bilhete.
- Gandhi é agora acusado de ser ‘racista’ e ‘sexista’
Jornalistas norte-americanos escreveram que “apesar de Gandhi ser um líder espiritual, muitos africanos acham que os seus textos são racistas, e alguns activistas #MeToo questionam as suas práticas sexuais”.
- Professora de Cambridge promovida após tweetar “vidas brancas não importam”
Priyamvada Gopal foi promovida a professora catedrática pela Universidade de Cambridge após tweetar “I’ll say it again. White Lives Don’t Matter.”
- HBO apaga ‘E Tudo o Vento Levou’ – e apaga primeira negra a ganhar o Óscar
A HBO retirou do seu catálogo ‘E Tudo o Vento Levou’ – o filme pelo qual Hattie McDaniel se tornou a primeira actriz negra a ganhar um Óscar – por mostrar “preconceitos raciais”.
- “Queremos Justiça” foi palavra de ordem em marcha por Wiston Rodrigues
Wiston Rodrigues, natural de São Tomé, foi assassinado a tiro após desacatos num bairro do Seixal. A comunicação social ignorou o homicídio e os protestos que se seguiram.
- Comunidade angolana de Guimarães: “sempre fomos bem acolhidos”
Comunidade angolana de Guimarães realçou que “em momento algum” os seus membros “sofreram qualquer acto racista ou xenófobo, sempre fomos bem acolhidos pela cidade”.
- Polícia britânica ignorou rede de abuso sexual de menores para não parecer “racista”
Polícia de Manchester soube que dezenas de raparigas menores eram abusadas sexualmente por “um grupo de quase 100 homens paquistaneses” mas não actuou para evitar “sentimentos racistas na comunidade”.