- “Criminoso comprovado” no Tribunal de Execução de Penas
Orlando Figueira, condenado por ter recebido mais de €760 mil do ex-vice-presidente de Angola para arquivar investigação a branqueamento de capitais, foi nomeado pela PGR para um tribunal de Lisboa.
- Auditoria ao EuroBic permanece em segredo
Banco de Portugal continua sem divulgar resultados da auditoria ao EuroBic, o banco de Isabel dos Santos onde passaram quase $30 milhões em operações suspeitas reportadas pelas Luanda Leaks.
- Parlamento: Assembleia de conflitos de interesses
Paulo de Morais: “O rol de deputados em situação de conflito de interesses é interminável e até inclui André Ventura, que trabalha para a influente consultora Finpartner.”
- “Marcelo é um comentador a partir de Belém”
Paulo de Morais: “Desviaram Joana Marques Vidal do cargo para manter a impunidade que existe nos crimes maiores de ‘colarinho branco’, sobre os quais Marcelo não se pronuncia”.
- “A política nacional foi capturada pela corrupção”
Paulo de Morais : “O Estado vem celebrando negócios ruinosos com prazos de décadas. Os efeitos da corrupção far-se-ão sentir ao longo de gerações.”
- Milhares de milhões de despesas “incompreensíveis” no OE 2021
Do financiamento à TAP às PPP, passando pela reprivatização do BPN – são vários milhares de milhões sobre os quais Paulo de Morais quer uma justificação do governo.
- Pobre país rico
Paulo de Morais: “O Estado português deve cobrar impostos justos, deixar de sustentar grupos económicos e recuperar os activos que nos têm sido roubados pela corrupção.”
- Europa offshore? Não, obrigado!
Paulo de Morais: “Estão hoje bem encapotados, em reputados bancos luxemburgueses, subornos pagos em encomendas do estado ou até as fortunas de ex-donos do BPN ou BES.”
- As negociatas imobiliárias
Paulo de Morais: “Os promotores imobiliários conseguem em Portugal margens de lucro de 400% e mesmo 600%, equivalente ao grande tráfico de droga”.
- A corrupção mata todos os regimes
Paulo de Morais: “Da queda da monarquia ao fim do Estado Novo, há uma causa que une a morte de todos estes regimes: a corrupção. E será também a razão da queda desta democracia moribunda em que vivemos.”
- “Vivemos numa partidocracia onde os partidos dominam tudo”
Paulo de Morais: “Chegámos ao ponto do governo ter influência no poder executivo, legislativo e judicial – já não há uma verdadeira separação de poderes”.
- Grupo de cidadãos quer suspensão dos pagamentos à banca e às PPP
Paulo de Morais é um dos signatários que pediu ao governo a suspensão dos pagamentos à banca e às PPP rodoviárias, em resposta à pandemia da covid-19.
- Angola na encruzilhada
Paulo de Morais: “Angola é hoje um dos países menos desenvolvidos do mundo, com uma das maiores taxas de mortalidade infantil – onde, ao mesmo tempo, se multiplicam as maiores fortunas”.
- “Há 7 mil milhões de gastos camuflados no Orçamento do Estado”
Paulo de Morais: “Bloco de Esquerda e Partido Comunista são cúmplices da entrega de milhões à banca e aos concessionários das PPP.”