- Como se fabricam notícias falsas contra os não vacinados
Jornalistas britânicos tratam os não vacinados por “anti-vacinas” e culpam-nos por mortes covid ocorridas antes de existir qualquer vacina contra a covid.
- “Um ‘vírus’ chamado CNN”
José António Saraiva: “A CNN tornou-se a nível mundial uma espécie de porta-voz do pensamento politicamente correcto. Insere-se numa lógica global, inimiga da diversidade”, com “informação convenientemente orientada”.
- Forbes censura artigo viral contra máscara obrigatória em crianças
Forbes apagou artigo escrito por especialista em educação onde este garantia que forçar crianças a usar máscara causa-lhes trauma psicológico.
- PS quer “controlar o discurso político online”
PS, BE e PAN chumbam propostas para eliminar o artigo 6 da Carta de Direitos Humanos na Era Digital – “que abre a porta à censura e à autocensura”.
- A censura já existia em Portugal, mas agora volta a ser lei
Conceição Lino explica como uma nova lei dá a políticos o poder de decidir o que é ou não verdade, e o que os jornalistas podem ou não publicar.
- “A maioria da imprensa em Portugal apoia a nova lei da censura”
“A censura já existia na internet e nas redes sociais. Utilizando sistemas de fact-checks como o Polígrafo e o Observador, o Estado colocou a censura nas mãos dos privados. Agora será regulada pelo Estado.”
- RTP Madeira cria cargo de direcção para irmão de Ivo Rosa
Cargo de ‘director de canais’ não existia anteriormente e foi criado para António Gil Rosa – irmão do juiz Ivo Rosa, que salvou José Sócrates de 25 crimes.
- Washington Post não irá verificar afirmações de Biden
Glenn Kessler, responsável pelo fact-check do Washington Post, afirmou que o jornal não fará verificação factual das afirmações de Joe Biden.
- Como a comunicação social protegeu Biden
Glenn Greenwald: “Em vez de reprovarem Biden por ignorar perguntas sobre os negócios da sua família na Ucrânia e na China, os jornalistas desdobraram-se em desculpas para justificar o seu silêncio.”
- “O espectro da autocensura no jornalismo assombra a democracia em Portugal”
Mário Crespo: “O poder político já comanda muito do que hoje vemos, ouvimos e lemos e está a tentar orientar a opinião pública nos sentidos que acha que lhe são favoráveis.”
- Filho de Jaime Gama que apoia Medina na rádio recebe 17 mil por mês da CML
João Taborda da Gama ‘confronta-se’ com Fernando Medina num programa da Renascença – mas em temas ‘fracturantes’ que envolvem a câmara de Lisboa está sempre de acordo com o presidente.
- Observador e ECO rejeitam apoios do Estado
Os dois jornais online rejeitaram os apoios atribuídos pelo Estado: “Quando um governo financia um jornal, é a independência jornalística que fica ameaçada.”
- RTP negoceia contratos milionários com empresa de secretário de Estado
Nuno Artur Silva anunciou ter vendido a sua participação na Produções Fictícias após integrar o governo, mas apenas cedeu as quotas ao sobrinho e a amiga.
- Notícias Viriato responde ao Diário de Notícias
“Quem conferiu legitimidade e autoridade ao ISCTE para fazer ‘vigilância’ de publicações na internet e atrever-se arrogantemente a classificá-las de ‘propaganda’? É a nova PIDE?”
- CNN paga indemnização milionária por notícia falsa
O jovem activista Nicholas Sandmann vai receber uma indemnização da estação de televisão CNN, por esta o ter falsamente acusado de racismo em Janeiro de 2019.
- TAP, lítio e ISCEM – as investigações censuradas na RTP
Maria Flor Pedroso foi acusada de bloquear reportagens sobre a distribuição de prémios na TAP, a exploração de lítio e suspeitas de corrupção no ISCEM.
- Prof. ‘Rato Mickey’ é um dos 11 mil cientistas que alertam para emergência climática
O alerta de “emergência climática” subscrito por mais de 11 mil ‘cientistas’ de 153 países foi assinado por milhares de estudantes e inclui vários nomes falsos – como o de um ‘Professor Micky Mouse’.
- RTP reduz programa ‘Sexta às 9’ para 20 minutos
O programa coordenado pela jornalista Sandra Felgueiras foi primeiro adiado e é agora encolhido pela Direcção de Informação da RTP, que adoptou “uma servidão voluntária ao governo de António Costa”.
- Pobreza e desigualdades aumentaram em Portugal
Economista utilizou dados do Instituto Nacional de Estatística para desmontar “a pouca consistência de muitos dados oficiais que aparecem na comunicação social como verdades absolutas e inquestionáveis”.
- “Os médicos que dizem a verdade são perseguidos”
“A imprensa chama-me ‘terrorista’. O meu crime? Defendi o tratamento precoce da covid-19” – revelou o Dr. Robert Malone, virologista e um dos inventores da tecnologia mRNA utilizada nas vacinas.
- Jornal Público censura artigo crítico das vacinas
Pedro Girão: “A ciência médica está a ser ignorada e as regras estão a ser quebradas no caso das vacinas. Não submeterei os meus filhos a experiências terapêuticas que se aproveitam do pânico de uma população desinformada e manipulada.”
- ‘A Bola’ censura notícias sobre apoio de Costa e Medina a Luís Filipe Vieira
Após Luís Filipe Vieira ser detido, o jornal desportivo apagou do seu site artigos relacionados com o apoio de António Costa e Fernando Medina ao presidente do Benfica.
- Lembram-se da última “pandemia” do “perigoso” vírus da gripe A?
“Em 2009, os media de todo o mundo reportavam que o vírus H1N1 era altamente contagioso e mortal, enquanto os verdadeiros especialistas eram silenciados. O mesmo procedimento a que hoje assistimos.”
- Acabou oficialmente a liberdade de expressão e de imprensa em Portugal
Associação Portuguesa de Imprensa alerta que a Carta de Direitos Humanos na Era Digital levará a práticas que “poderão assumir contornos censórios”.
- O ‘jornalismo’ do álcool gel
“Para os ‘jornalistas’ os factos são irrelevantes. Só contam os factos ‘autorizados’. O importante é fazer cumprir o que as autoridades mandam.”
- Jornalistas vigiados pela PSP a mando do Ministério Público
Jornalistas foram vigiados e fotografados pela polícia, tendo mensagens vasculhadas e o sigilo bancário levantado de forma completamente ilegal.
- Facebook e Twitter censuram artigo sobre negócios suspeitos de Biden
Glenn Greenwald: “Semanas antes das eleições, os gigantes tecnológicos uniram-se para bloquear o acesso a notícias incriminatórias sobre o seu candidato preferido.”
- Expresso pede a redes sociais para censurarem vídeo incómodo de Costa
Expresso pediu ao Facebook, Twitter e ao YouTube para eliminarem o vídeo polémico de António Costa onde se refere a médicos como “cobardes”.
- Jornalistas admitem ter manipulado os cidadãos para o confinamento
Nove em cada dez jornalistas portugueses admitem que nos primeiros meses de pandemia houve uma preocupação a nível editorial em orientar os cidadãos para o confinamento.
- TVI acusada de censurar várias notícias incómodas para o poder
Jornalistas da equipa de Ana Leal acusam a direcção de informação da TVI de censurar peças jornalísticas incómodas para o poder político e para as autoridades de saúde.
- “Querem acabar com um programa que é incómodo”
Ana Leal: “Temos uma procuradoria-geral da República que diz que os políticos não devem ser investigados. Com o Ministério Público de mãos atadas, dependente do poder político, o que sobra? O jornalismo.”
- Novelas e programas televisivos recebem milhões dos contribuintes
Câmaras do Algarve distribuíram 1,3 milhões a uma novela da SIC; programa da TVI dá a volta ao país patrocinado pelos municípios anfitriões.
- 3000 igrejas e monumentos cristãos foram atacados na Europa em 2019
Em 2019 foram registados mais de cinco ataques por dia a instituições cristãs no Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha – mas a comunicação social não os noticiou.
- RTP acusada de censurar reportagem por interesses pessoais
A jornalista Sandra Felgueiras acusou Maria Flor Pedroso, directora de Informação da RTP, de boicotar uma reportagem sobre negócios obscuros numa organização onde Pedroso leccionou.
- “É uma vergonha Portugal ter preso Rui Pinto”, diz advogado da WikiLeaks
Advogado de Julian Assange afirmou na Web Summit que Rui Pinto está preso “apenas por revelar informações” e corrupção no futebol, e critica os jornalistas por estarem “prisioneiros dos poderes instalados”.
- ‘Televisão-lixo’ provoca redução do QI
Investigador norueguês verificou que nas regiões onde passaram a ser emitidos ‘reality-shows’ e programas semelhantes, o quociente de inteligência dos homens baixou todos os anos.
- ‘Great Reset’ – o plano que está em marcha mas ‘não existe’
Enquanto a comunicação social garante que o ‘Great Reset’ é uma teoria da conspiração, os seus arquitectos colocam em marcha um Big Brother tecnológico.
- Editor de jornal alemão pede desculpa às crianças pela “propaganda” dos media
O editor-chefe do jornal alemão Bild emitiu um pedido de desculpas pela cobertura dos media durante a pandemia e por persuadir as crianças de que iriam “matar os seus avós”.
- New York Times disse a jornalistas para não investigarem origem da covid
Dois empregados do jornal New York Times confirmaram terem recebido instruções para não investigarem as origens da covid-19.
- Jornalistas “não quiseram noticiar” caso de envio de dados pessoais para a Rússia
A activista que viu a sua informação pessoal enviada para a Rússia pela Câmara de Lisboa de Fernando Medina revelou ter contado tudo “a jornalistas portugueses em Janeiro mas ninguém quis noticiar”.
- Facebook deixa de censurar publicações sobre a origem do vírus
“Logo no início da pandemia, o Facebook lançou uma campanha de desinformação relacionada com a covid-19, que tem sofrido alterações contínuas”.
- Metade dos jovens portugueses não distingue entre opiniões e factos
O número de jovens com acesso à internet aumentou, mas a maioria não consegue distinguir uma opinião de um facto nem separar “a verdade da mentira”.
- Jornalistas de Macau avisados para não publicarem notícias contrárias ao governo chinês
Os jornalistas portugueses da TDM, canal de televisão de Macau, foram proibidos de divulgar informações ou opiniões contrárias às políticas do governo central da China.
- Alexandra Borges abandona TVI com críticas ao canal
“Deixo a TVI por respeito aos meus valores e princípios, dos quais nunca abdicarei, custe a quem custar”, escreveu a repórter de investigação.
- As ligações perigosas do Polígrafo e do Observador a George Soros
A Open Society Foundations de George Soros é uma das principais financiadoras da Poynter, a rede internacional de fact-checkers que certifica o Polígrafo e o Observador.
- Jornais passam a escrever ‘Negro’ com maiúscula – e ‘branco’ com minúscula
Vários meios de comunicação social americanos utilizam agora a palavra ‘Negro’ com maiúscula, quando se referem à etnia de uma pessoa – mas ‘branco’ é sempre com minúscula.
- “Censura à fascista na TVI”
Eduardo Cintra Torres: “Com a cumplicidade do Sindicato dos Jornalistas, a Direcção de Informação da TVI censurou trabalho jornalístico sério que escrutina, como deve, decisões do poder.”
- Editor da CNBC sugere contaminar “toda a gente” para salvar economia
“Talvez estivéssemos melhor se déssemos [a covid-19] a toda a gente para isto acabar num mês, em vez de se lançar a economia mundial no caos”, disse Rick Santelli na estação televisiva CNBC.
- Cerimónia dos Óscares teve a pior audiência de sempre
A 92.ª edição dos Óscares registou as piores audiências televisivas de sempre nos Estados Unidos, com uma descida de 20% face a 2019.
- Apresentadoras da TV estatal iraniana demitem-se
“Perdoem-me pelos 13 anos em que vos contei mentiras” – escreveu uma das três pivots que se demitiram por terem de ocultar que o Irão abateu um avião ucraniano com um míssil.
- Cientistas garantiam que grandes cidades estariam submersas em 2020
Em 2004, especialistas climáticos ‘previram’ que “as maiores cidades europeias ficarão submersas até ao ano 2020. Guerras nucleares, secas, fome e motins aparecerão por todo o planeta”.
- Director do Polígrafo apanhado na Máfia do Sangue
Acusação do Ministério Público no processo Máfia do Sangue revela que o director do jornal Polígrafo acumulou a função de jornalista com actividades incompatíveis em empresa que prestou serviços ao principal arguido.
- Família real britânica acusada de bloquear investigação a rede pedófila
Jornalista da estação de televisão norte-americana ABC afirmou ter investigado a rede pedófila de Jeffrey Epstein há três anos atrás – mas foi travada por “ameaças” da família real britânica.
- O Escudo está de volta – mas não (ainda) como moeda
Todos os dias, dezenas de notícias são escondidas dos portugueses. Elas estão aqui, em ESCUDO.pt – um projecto pela liberdade de expressão e de acesso à informação.