- Cientistas chineses planearam infectar morcegos com coronavírus em 2018
Em 2018, cientistas de Wuhan pediram $14 milhões ao Departamento de Defesa norte-americano para infectarem morcegos com coronavírus geneticamente modificado que se transmite mais facilmente aos humanos.
- Especialista da OMS admite que vírus possa ter escapado de laboratório em Wuhan
Líder da missão da Organização Mundial da Saúde a Wuhan para apurar origem da covid-19 assumiu ser “provável” que o primeiro infectado tenha sido o funcionário de um laboratório na cidade chinesa.
- Google financiou experiências com coronavírus em Wuhan
Após passar mais de um ano a censurar informação relacionada com a origem do novo coronavírus, descobre-se que o Google financiou experiências com coronavírus na China.
- Os emails de Anthony Fauci
Um dos cientistas que financiou experiências com coronavírus em Wuhan trabalhou depois com o Facebook para censurar qualquer publicação sobre a possível criação do vírus em laboratório.
- Chineses penalizados com pontos se não usarem máscara em público
O governo chinês está a penalizar os cidadãos que não usam máscara retirando 10 pontos do seu sistema de crédito social e em alguns casos proibindo-os de viajar.
- Muçulmanos denunciam violações e tortura em campos de concentração chineses
Várias mulheres da etnia muçulmana uigure, detidas em campos de “reeducação” na província chinesa de Xinjiang, têm sido alvo de violação, abuso sexual e tortura.
- Estudo em Wuhan revela que assintomáticos não transmitem o vírus
Pesquisa envolveu a quase totalidade dos dez milhões de habitantes da cidade chinesa de Wuhan e mostra que os portadores assintomáticos do vírus não contagiam as outras pessoas.
- Virologista publica estudo onde garante que a covid-19 foi fabricada pela China
Li Meng-Yan, especialista chinesa em virologia, afirma ter usado “as provas existentes na sequência do genoma do Sars-CoV-2 para mostrar como veio da China”.
- China confirma ter destruído amostras do novo coronavírus em Janeiro
Autoridades chinesas revelaram que o governo do país ordenou, a 3 de Janeiro, a destruição de amostras de covid-19 em laboratórios não qualificados para o guardar.
- China terá escondido pandemia para acumular material médico
Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos salienta que a China minimizou a gravidade do vírus em Janeiro, ao mesmo tempo que aumentou as importações e diminuiu as exportações de material médico.
- Nobel francês garante que genoma do coronavírus contém uma sequência do HIV
O virologista francês Luc Montagnier afirma que o novo coronavírus foi criado em laboratório, numa possível tentativa de fazer uma vacina contra o HIV.
- OMS impediu restrições a viagens da China no final de Janeiro
A OMS bloqueou uma proposta para declarar o coronavírus como uma emergência mundial e implementar restrições à circulação no fim de Janeiro. Em vez disso, recomendou que os países não fizessem restrições e elogiou a China.
- Médica que alertou para o novo coronavírus foi impedida de falar – e agora desapareceu
No fim de Dezembro, uma directora do hospital de Wuhan quis alertar o mundo para a nova doença hoje conhecida como covid-19. Recebeu ordens para não falar – e hoje ninguém sabe onde está.
- China sabia do vírus desde Novembro
Há relatos de encobrimento das autoridades chinesas e de médicos que foram proibidos de falar e morreram sem poderem avisar os colegas.
- Covid-19 pode ter vindo mesmo de um laboratório
O único laboratório chinês de microbiologia com o nível de biossegurança 4, equipado para investigar coronavírus mortais, está localizado em Wuhan – o epicentro da pandemia de covid-19.
- Como a China censura informação sobre o coronavírus na internet
Publicações nas redes sociais eliminadas, notícias apagadas, pessoas investigadas por divulgarem supostas “notícias falsas” que são verdadeiras.
- China obriga cidadãos a reconhecimento facial para usarem telemóveis
Os chineses que desejem usar um novo cartão SIM vão ter de se submeter a reconhecimento facial. Medida é mais um passo na direcção de um “estado distópico de vigilância”.
- Relatório condena governo chinês por matar presos para lhes roubar órgãos
Um tribunal especial criado para investigar o governo chinês comprovou a extracção forçada de órgãos de presos em campos de concentração, alguns removidos enquanto os detidos “ainda estavam vivos”.
- Fauci e organizações americanas financiaram experiências com coronavírus em Wuhan
Documentos obtidos pelo jornal The Intercept mostram como Anthony Fauci, o principal conselheiro de saúde da Casa Branca, financiou investigações de alto risco em Wuhan.
- New York Times disse a jornalistas para não investigarem origem da covid
Dois empregados do jornal New York Times confirmaram terem recebido instruções para não investigarem as origens da covid-19.
- Cientistas recusaram investigar origem do coronavírus para não serem “racistas”
Virologistas entrevistados pela NBC admitiram ter ignorado os indícios de que o vírus possa ter saído de um laboratório na China para não serem “associados a Trump” ou chamados de “racistas”.
- Facebook deixa de censurar publicações sobre a origem do vírus
“Logo no início da pandemia, o Facebook lançou uma campanha de desinformação relacionada com a covid-19, que tem sofrido alterações contínuas”.
- A verdade sobre o certificado digital covid
Na China, o certificado digital está ligado ao sistema de crédito social, através do qual o governo controla e avalia toda a actividade dos cidadãos – aplicando restrições severas aos desobedientes.
- China prende jornalista independente que reportou surto em Wuhan
Zhang Zhan, jornalista chinesa independente que noticiou o surto inicial do novo coronavírus, foi condenada a quatro anos de prisão.
- Como a comunicação social protegeu Biden
Glenn Greenwald: “Em vez de reprovarem Biden por ignorar perguntas sobre os negócios da sua família na Ucrânia e na China, os jornalistas desdobraram-se em desculpas para justificar o seu silêncio.”
- YouTube censurou comentários que criticavam Partido Comunista chinês
Desde pelo menos Outubro de 2019, o YouTube censurava automaticamente comentários que criticavam o Partido Comunista chinês.
- China censurou carta de embaixadores europeus – e a UE aceitou
O jornal do regime chinês em língua inglesa censurou um artigo de opinião assinado por 27 embaixadores da União Europeia, cortando uma referência ao início da pandemia na China.
- Cientistas alertaram para a “irresponsabilidade” de laboratórios chineses em 2013
Em Maio de 2013, vários cientistas ocidentais “criticaram investigadores chineses que criaram novos vírus da gripe em laboratório, avisando que podiam escapar e causar uma pandemia global”.
- Negros alvo de racismo na China
Há relatos de cidadãos africanos detidos, despejados das suas residências, submetidos a testes de despistagem da covid-19 e obrigados a cumprir quarentena de forma arbitrária.
- Itália ofereceu material médico à China – e a China vendeu-o de volta
Antes da covid-19 atingir a Europa, a Itália ofereceu equipamento de protecção à China. Mas quando o coronavírus atacou Itália, a China forçou a Itália a pagar pelo mesmo material.
- Os crimes do director-geral da OMS
Tedros Adhanom Ghebreyesus foi acusado de esconder uma epidemia de cólera na Etiópia em 2007 e ordenar a prisão e tortura de dissidentes políticos quando foi ministro do país.
- China podia ter travado pandemia à escala global
Estudo científico realizado pela universidade de Southampton no Reino Unido concluiu que se a China tivesse actuado a tempo, os casos de covid-19 seriam reduzidos entre 66 a 95%.
- Morreu o médico que alertou para o novo coronavírus e foi detido
Sistema de censura chinês teve dificuldades em apagar publicações virais que condenaram a morte de Li Wenliang, médico que alertou para o início do surto e foi silenciado pela polícia chinesa.
- Historiador critica Greta: “Não a vejo em Pequim ou em Nova Deli”
“60% do CO2 emitido para a atmosfera desde o nascimento de Greta Thunberg veio da China, mas ninguém fala sobre isso”, desabafou o historiador Niall Ferguson.
- Kissinger alerta para conflito “pior que uma guerra mundial” entre EUA e China
O antigo secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger alertou para a possibilidade de um conflito “perigoso para a Humanidade” entre os EUA e a China se os dois países continuarem a sua guerra comercial.
- China vai obrigar cidadãos a testes de reconhecimento facial para usarem internet
Os cidadãos chineses que queiram aceder à internet em casa ou nos seus telemóveis terão de passar em testes de reconhecimento facial para provar a sua identidade, de acordo com as novas regras de controlo social do país.
- Afeganistão: não foi uma derrota, foi uma entrega
“Por que motivo Biden faz algo que beneficia os interesses chineses em primeiro lugar? Seria uma boa altura para os Portugueses começarem a questionar a real dimensão do controlo chinês por cá.”
- Coronavírus de morcegos “não é compatível com células humanas”
O biólogo especializado em morcegos Rodrigo Medellín acredita que o novo coronavírus pode resultar da manipulação de um vírus e pede que se investigue possível origem em laboratório.
- Cientistas garantem que genoma do coronavírus prova ter sido feito em laboratório
Dois especialistas norte-americanos publicaram um ensaio no Wall Street Journal onde asseguram que o genoma do coronavírus nunca foi encontrado naturalmente.
- Três investigadores de Wuhan terão ficado doentes em Novembro de 2019
Relatório dos serviços secretos americanos revela que cientistas terão ido para o hospital com “sintomas de covid-19”, um mês antes dos primeiros casos serem reportados.
- Jornalistas de Macau avisados para não publicarem notícias contrárias ao governo chinês
Os jornalistas portugueses da TDM, canal de televisão de Macau, foram proibidos de divulgar informações ou opiniões contrárias às políticas do governo central da China.
- Marcas que apoiam Black Lives Matter lucram com trabalho escravo
Corporações como a Nike, Coca-Cola e a Apple estão a pressionar as autoridades americanas para não banirem a importação de produtos fabricados por mão-de-obra escrava na China.
- Hollywood vergou-se à censura da China
Realizador Judd Apatow afirmou que “a China comprou o nosso silêncio com o seu dinheiro. Eles eliminaram conteúdos críticos sobre abusos de direitos humanos”.
- China contra-ataca e alega que a covid-19 nasceu nos EUA
Governo chinês insiste em não permitir investigações internacionais em Wuhan e avança agora a teoria que o vírus foi criado num laboratório militar nos Estados Unidos.
- China recusa investigação internacional à origem da covid-19
Embaixador chinês nas Nações Unidas recusou pedido da OMS para enviar especialistas a Wuhan, a cidade onde o novo coronavírus foi detectado no final de Dezembro.
- O que a China não fez para evitar a pandemia global
Há quem defenda que o regime chinês tem de indemnizar os outros países — em biliões. E explica como se pode fazer.
- Taiwan alertou OMS para o novo coronavírus em Dezembro – mas foi ignorado
Taiwan acusa a OMS de ter ignorado o seu alerta e negado divulgar informações necessárias para combater a doença. China convencera a OMS a excluir o país da organização por não a reconhecer como independente.
- Vice-primeiro do Japão: “OMS deveria chamar-se Organização Chinesa de Saúde”
Tarō Asō, vice-primeiro-ministro do Japão, criticou a OMS por ter “insistido que não havia uma epidemia na China”, numa altura em que “todos poderiam estar a tomar precauções”.
- Relatório da CIA previu pandemia grave vinda da China em 2020
Relatório foi escrito em 2005 mas podia ter sido feito hoje: fala especificamente num coronavírus sem cura originário da China.
- Novela de 1981 antecipou pandemia iniciada em Wuhan
No livro ‘The Eyes of Darkness’, lançado em 1981, o autor Dean Koontz escreveu sobre um vírus ficcional criado num laboratório secreto perto de Wuhan.
- China pressionou OMS a não declarar novo coronavírus emergência mundial
Segundo o jornal ‘Le Monde’, a OMS decidiu não declarar o novo coronavírus como uma emergência mundial em Janeiro devido a “uma oposição categórica da China e dos seus aliados”.
- Os novos colonialistas: China conquista continente africano
Em vez da força militar, a China usa a via económica – mais de dez mil empresas chinesas operam em África para, segundo a Forbes, “explorar o povo e roubar os seus recursos naturais”.
- Ocidente ignora perseguição aos cristãos na China
Responsável pela Fundação AIS em Portugal lamenta que o ocidente feche os olhos à violação dos direitos humanos na China – “o dinheiro fala sempre mais alto”.