- Governo britânico usou “propaganda e medo” para manipular população
Cientista que colaborou com o governo britânico assume que foram utilizadas tácticas de propaganda para fazer a população obedecer às regras dos confinamentos.
- IL chumba moção que denuncia certificado sanitário como “ferramenta de controlo social”
Iniciativa Liberal chumbou a moção “Em defesa da liberdade” que condena o partido por “compactuar sem protesto com limitações à Liberdade Individual impostas pelo poder político a pretexto da pandemia”.
- Tecnocratas preparam cartões com limite de despesas baseado em emissões de CO2
O Fórum Económico Mundial está a promover cartões de pagamento que analisarão todas as transações e serão bloqueados quando o cidadão ultrapassar o seu limite pessoal de emissões de dióxido de carbono.
- A censura já existia em Portugal, mas agora volta a ser lei
Conceição Lino explica como uma nova lei dá a políticos o poder de decidir o que é ou não verdade, e o que os jornalistas podem ou não publicar.
- A verdade sobre o certificado digital covid
Na China, o certificado digital está ligado ao sistema de crédito social, através do qual o governo controla e avalia toda a actividade dos cidadãos – aplicando restrições severas aos desobedientes.
- Como Silicon Valley destrói as vozes alternativas
Glenn Greenwald: “Os gigantes da tecnologia censuraram o discurso político e o jornalismo para manipular a política dos EUA – enquanto os liberais de esquerda aplaudiram.”
- O que esconde a covid?
“A covid chegou no momento certo para um governo que a aproveita ao máximo para amedrontar a população e, passo a passo, ir tomando conta das instituições.”
- Governos aproveitam pandemia para destruir direitos humanos
Responsável da Freedom House alerta para os abusos de poder praticados por governos democratas e afirma que “os danos aos direitos humanos fundamentais vão perdurar muito além da pandemia”.
- YouTube censurou comentários que criticavam Partido Comunista chinês
Desde pelo menos Outubro de 2019, o YouTube censurava automaticamente comentários que criticavam o Partido Comunista chinês.
- Milhares de gravações de chamadas Zoom expostas na internet
Gravações vídeo de chamadas pessoais, reuniões de trabalho, sessões de terapia e aulas estiveram expostas na internet devido a falhas de segurança da aplicação Zoom.
- Moradores do centro de Lisboa terão limite de visitas em casa
Novas regras para reduzir emissões CO2 no centro de Lisboa impõem um limite de dez visitas por mês. Presidente da câmara promete mão pesada para os incumpridores e garante que haverá controlo.
- Milhões de telemóveis, uma base de dados, zero privacidade
Investigação do New York Times mostra como em cada segundo, e em todo o planeta, dezenas de empresas registam todos os movimentos de milhões através dos seus telemóveis.
- Google manipula mesmo os resultados das pesquisas
Investigação do Wall Street Journal mostra como a Google conduz os utilizadores para temas favoráveis aos anunciantes e censura sites nos resultados de pesquisas.
- Inteligência artificial “perigosa demais” está disponível para qualquer pessoa
Um sistema de inteligência artificial financiado por Elon Musk consegue imitar textos quase indistinguíveis dos autores originais. Investigadores alertam que pode ser usado para fabricar propaganda.
- Os não vacinados são uma minoria perseguida
Insultados pela comunicação social, ostracizados pela sociedade, oprimidos pelo estado. Os não vacinados são uma minoria perseguida.
- Certificado digital escocês partilha dados pessoais com a Amazon e a Microsoft
A imprensa escocesa noticiou que os portadores do certificado digital do país tiveram a sua informação médica partilhada com companhias privadas como a Amazon e a Microsoft.
- Emails podem ser apreendidos sem ordem de um juiz
PS, BE e PAN aprovaram alteração que permite ao Ministério Público apreender comunicações sem autorização de um juiz – mesmo com o parecer negativo da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
- Não concorda com vacinações obrigatórias? É ‘anti-vacinas’
Dicionário Merriam-Webster define ‘anti-vacinas’ como “uma pessoa que se oponha à vacinação ou a leis que tornem a vacinação obrigatória”.
- Covid: um novo apartheid
“Há já quem defenda a limitação de direitos a quem não se queira vacinar, e mesmo o seu encarceramento. Aproveita-se uma questão sanitária para se instalar, passo a passo, um regime cada vez mais totalitário.”
- Jornalistas vigiados pela PSP a mando do Ministério Público
Jornalistas foram vigiados e fotografados pela polícia, tendo mensagens vasculhadas e o sigilo bancário levantado de forma completamente ilegal.
- Facebook e Twitter censuram artigo sobre negócios suspeitos de Biden
Glenn Greenwald: “Semanas antes das eleições, os gigantes tecnológicos uniram-se para bloquear o acesso a notícias incriminatórias sobre o seu candidato preferido.”
- Espanhóis impedem polícia de prender mulher sem máscara
Grupo de espanhóis cercou polícias e impediu-os de prender uma mulher por não usar máscara durante uma manifestação em Madrid.
- GNR cerca Fátima com 3500 militares
“Nem no PREC se ousou tanto – forças militares do Copcon instalaram-se em Fátima em Outubro de 1974, mas não impediram o acesso dos peregrinos ao recinto...”
- Trabalha de casa? Desligue a Alexa e a Siri
Sociedade de advogados britânica pediu aos seus empregados para desligarem todos os assistentes de voz e outros gadgets durante as chamadas de trabalho.
- Como a China censura informação sobre o coronavírus na internet
Publicações nas redes sociais eliminadas, notícias apagadas, pessoas investigadas por divulgarem supostas “notícias falsas” que são verdadeiras.
- Facebook segue utilizadores mesmo com localização desligada
O Facebook admitiu que está permanentemente a controlar e a registar a localização dos seus utilizadores mesmo quando estes desligam essa opção.
- Google recolheu secretamente milhões de registos médicos
A Google está a ser acusada de recolher de forma secreta os dados médicos de milhões de norte-americanos, através de parceria confidencial com a Ascension.
- Snowden: Facebook, Amazon e Google permitem que sejamos espiados
Ligado à Web Summit por vídeo-chamada, Edward Snowden acusou as gigantes da tecnologia de tornarem a população vulnerável ao permitirem que os governos acedam aos dados privados dos seus utilizadores.
- ‘Great Reset’ – o plano que está em marcha mas ‘não existe’
Enquanto a comunicação social garante que o ‘Great Reset’ é uma teoria da conspiração, os seus arquitectos colocam em marcha um Big Brother tecnológico.
- Co-fundador da Wikipédia afirma que plataforma é “propaganda de esquerda”
Larry Sanger, co-fundador da enciclopédia online, garante que a “Wikipédia fez um esforço para ser neutra nos primeiros cinco anos, mas depois transformou-se lentamente em propaganda de esquerda.”
- PS quer “controlar o discurso político online”
PS, BE e PAN chumbam propostas para eliminar o artigo 6 da Carta de Direitos Humanos na Era Digital – “que abre a porta à censura e à autocensura”.
- Chineses penalizados com pontos se não usarem máscara em público
O governo chinês está a penalizar os cidadãos que não usam máscara retirando 10 pontos do seu sistema de crédito social e em alguns casos proibindo-os de viajar.
- Movimento Médicos pela Verdade termina após “perseguição” e “repressão”
Coordenador do grupo lamenta que muitos portugueses “não querem saber o que está por detrás desta loucura” e afirma que o governo trata os cidadãos de forma “totalitária e autoritária”.
- Democracias usaram medidas ilegais durante a pandemia
IDEA Internacional salienta que maioria dos países democráticos retiraram direitos e liberdades essenciais – como liberdade de expressão, movimento e reunião.
- Calamidade é a ditadura sanitária que aí vem
“As leis que nos envergonham não são para cumprir. Caiu subitamente sobre nós a pior das calamidades: a perda da liberdade e o início da uma ditadura sanitária.”
- Autoridades australianas usam drones para apanhar pessoas sem máscara
Drones com um alcance de 7 km “serão usados para encontrar pessoas sem máscara e veículos que estejam longe demais de casa”.
- Snowden alerta: governos aproveitam covid-19 para avançar opressão
Leis de limitação às liberdades que se mantêm após o fim da emergência, vigilância acrescida e populações localizadas e até diagnosticadas por smartphones.
- Morreu o médico que alertou para o novo coronavírus e foi detido
Sistema de censura chinês teve dificuldades em apagar publicações virais que condenaram a morte de Li Wenliang, médico que alertou para o início do surto e foi silenciado pela polícia chinesa.
- ONU assume poderes ditatoriais para controlar a internet
A ONU aprovou uma nova legislação contra crimes informáticos que poderá “dar luz verde aos países para cortarem o acesso à internet e criminalizarem a liberdade de expressão”.
- China obriga cidadãos a reconhecimento facial para usarem telemóveis
Os chineses que desejem usar um novo cartão SIM vão ter de se submeter a reconhecimento facial. Medida é mais um passo na direcção de um “estado distópico de vigilância”.
- Carro autónomo não via peões fora das passadeiras
Após uma mulher ser atropelada mortalmente por uma viatura autónoma da Uber nos Estados Unidos, as autoridades descobriram que o software ignorava peões fora das passadeiras.
- China vai obrigar cidadãos a testes de reconhecimento facial para usarem internet
Os cidadãos chineses que queiram aceder à internet em casa ou nos seus telemóveis terão de passar em testes de reconhecimento facial para provar a sua identidade, de acordo com as novas regras de controlo social do país.