- YouTube censurou comentários que criticavam Partido Comunista chinês
27 de Maio 2020
Desde pelo menos Outubro de 2019, o YouTube censurava automaticamente comentários que criticavam o Partido Comunista chinês.
- Milhares de gravações de chamadas Zoom expostas na internet
3 de Abril 2020
Gravações vídeo de chamadas pessoais, reuniões de trabalho, sessões de terapia e aulas estiveram expostas na internet devido a falhas de segurança da aplicação Zoom.
- Moradores do centro de Lisboa terão limite de visitas em casa
1 de Fevereiro 2020
Novas regras para reduzir emissões CO2 no centro de Lisboa impõem um limite de dez visitas por mês. Presidente da câmara promete mão pesada para os incumpridores e garante que haverá controlo.
- Milhões de telemóveis, uma base de dados, zero privacidade
19 de Dezembro 2019
Investigação do New York Times mostra como em cada segundo, e em todo o planeta, dezenas de empresas registam todos os movimentos de milhões através dos seus telemóveis.
- Google manipula mesmo os resultados das pesquisas
18 de Novembro 2019
Investigação do Wall Street Journal mostra como a Google conduz os utilizadores para temas favoráveis aos anunciantes e censura sites nos resultados de pesquisas.
- Inteligência artificial “perigosa demais” está disponível para qualquer pessoa
7 de Novembro 2019
Um sistema de inteligência artificial financiado por Elon Musk consegue imitar textos quase indistinguíveis dos autores originais. Investigadores alertam que pode ser usado para fabricar propaganda.
- GNR cerca Fátima com 3500 militares
10 de Maio 2020
“Nem no PREC se ousou tanto – forças militares do Copcon instalaram-se em Fátima em Outubro de 1974, mas não impediram o acesso dos peregrinos ao recinto...”
- Trabalha de casa? Desligue a Alexa e a Siri
24 de Março 2020
Sociedade de advogados britânica pediu aos seus empregados para desligarem todos os assistentes de voz e outros gadgets durante as chamadas de trabalho.
- Como a China censura informação sobre o coronavírus na internet
24 de Janeiro 2020
Publicações nas redes sociais eliminadas, notícias apagadas, pessoas investigadas por divulgarem supostas “notícias falsas” que são verdadeiras.
- Facebook segue utilizadores mesmo com localização desligada
18 de Dezembro 2019
O Facebook admitiu que está permanentemente a controlar e a registar a localização dos seus utilizadores mesmo quando estes desligam essa opção.
- Google recolheu secretamente milhões de registos médicos
12 de Novembro 2019
A Google está a ser acusada de recolher de forma secreta os dados médicos de milhões de norte-americanos, através de parceria confidencial com a Ascension.
- Snowden: Facebook, Amazon e Google permitem que sejamos espiados
4 de Novembro 2019
Ligado à Web Summit por vídeo-chamada, Edward Snowden acusou as gigantes da tecnologia de tornarem a população vulnerável ao permitirem que os governos acedam aos dados privados dos seus utilizadores.
- Snowden alerta: governos aproveitam covid-19 para avançar opressão
12 de Abril 2020
Leis de limitação às liberdades que se mantêm após o fim da emergência, vigilância acrescida e populações localizadas e até diagnosticadas por smartphones.
- Morreu o médico que alertou para o novo coronavírus e foi detido
7 de Fevereiro 2020
Sistema de censura chinês teve dificuldades em apagar publicações virais que condenaram a morte de Li Wenliang, médico que alertou para o início do surto e foi silenciado pela polícia chinesa.
- ONU assume poderes ditatoriais para controlar a internet
28 de Dezembro 2019
A ONU aprovou uma nova legislação contra crimes informáticos que poderá “dar luz verde aos países para cortarem o acesso à internet e criminalizarem a liberdade de expressão”.
- China obriga cidadãos a reconhecimento facial para usarem telemóveis
2 de Dezembro 2019
Os chineses que desejem usar um novo cartão SIM vão ter de se submeter a reconhecimento facial. Medida é mais um passo na direcção de um “estado distópico de vigilância”.
- Carro autónomo não via peões fora das passadeiras
7 de Novembro 2019
Após uma mulher ser atropelada mortalmente por uma viatura autónoma da Uber nos Estados Unidos, as autoridades descobriram que o software ignorava peões fora das passadeiras.
- China vai obrigar cidadãos a testes de reconhecimento facial para usarem internet
2 de Outubro 2019
Os cidadãos chineses que queiram aceder à internet em casa ou nos seus telemóveis terão de passar em testes de reconhecimento facial para provar a sua identidade, de acordo com as novas regras de controlo social do país.